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Ciência da Computação

GRADUAÇÃO

Sistema de Ensino

O bacharel em Ciência da Computação tem sua formação focada, principalmente, para o projeto e desenvolvimento de produtos de software (que se transformarão em ferramentas auxiliares, e de apoio, ao desenvolvimento de sistemas de informação) e na criação/manutenção do ambiente tecnológico da organização (banco de dados, sistemas operacionais, redes de computadores, etc.).

Duração 4 anos

Objetivos

Objetivos do Curso Com o intuito de estimular e contribuir para a preparação de mão-de-obra especializada e indispensável à política de desenvolvimento nacional, o bacharel em Ciência da Computação tem sua formação focada, principalmente, para o projeto e desenvolvimento de produtos de software (que se transformarão em ferramentas auxiliares, e de apoio, ao desenvolvimento de sistemas de informação) e na criação/manutenção do ambiente tecnológico da organização (banco de dados, sistemas operacionais, redes de computadores, etc.). O campo da Ciência da Computação não se restringe aos computadores. Inclui também o desenvolvimento de trabalhos práticos no setor. Por isso, cabe ao bacharel em Ciência da Computação dedicar-se aos aspectos científicos, trabalhando no desenvolvimento e adaptação de sistemas importados, no processamento de dados científicos e técnicos, bem como na criação de novas linguagens de programação e novas arquiteturas de hardware. Para atingir o objetivo, o curso é dividido em três partes: Ciclo Básico; Ciclo Programação; Ciclo Suporte Técnico. No Ciclo Básico, comum aos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, são lecionadas as disciplinas que dão base ao aluno, capacitando-o a acompanhar as disciplinas dos outros ciclos. É finalidade do Ciclo Básico, também, fazer a transição entre o curso secundário e a parte profissionalizante de um curso universitário propriamente dito. No Ciclo Programação constam as disciplinas que abrangem desde os aspectos básicos de programação de computadores até o enfoque sistêmico de problemas e suas soluções. No Ciclo Suporte Técnico, procura-se fazer com que o aluno adquira os conhecimentos necessários sobre os ambientes de hardware e software, de forma a poder propor soluções. As características necessárias para atuar na área são: raciocínio lógico, exatidão, concentração, organização e iniciativa. Para atender às solicitações de profissionais dessa área, o currículo pleno do curso inclui disciplinas que abrangem os aspectos mais avançados da computação, possibilitando ao egresso cumprir o seu papel com dinamismo, objetividade e eficiência.

Atividades Principais

Desenvolver programas para uso específico (softwares); Detectar erros e problemas em sistemas operacionais e de bancos de dados; Estudar os fundamentos e técnicas da informática, criando novos sistemas operacionais e produtos de software.

Mercado de Trabalho

As perspectivas atuais são ótimas para os cientistas da computação, principalmente nas empresas privadas, universidades, órgãos governamentais, fabricantes de software e hardware e consultorias. Como consequência do contínuo aumento na venda de computadores e equipamentos de informática, verifica-se um aumento crescente na demanda por especialistas para esta área. A atuação do cientista computacional é requisitada em laboratórios de pesquisas e desenvolvimento industrial, em empresas que desenvolvem interfaces, simulações, aplicativos, softwares e afins, em empresas que realizam manutenção, alterações, suporte, perícias e auditorias e também na área acadêmica, como professor ou pesquisador, entre outras. A tendência mundial na área de computação é a terceirização e, atualmente, estão em alta todas as áreas do setor relacionadas com as telecomunicações, banco de dados, multimídia e computação gráfica.

Grade Curricular

Disciplina Carga Horária
Álgebra Linear 30
Análise de Algoritmos 30
Análise Matemática 30
Aplicações de Linguagem de Programação Orientadas 90
Arquitetura de Computadores Modernos 30
Arquitetura de Redes de Computadores 30
Aspectos Teóricos da Computação 30
Atividades Complementares 200
Atuação Junto ao Idoso (Optativa) 20
Banco de Dados 90
Cálculo Numérico Computacional 30
Cálculo para Computação 30
Ciência da Computação Integrada 30
Ciência da Computação Interdisciplinar 30
Ciência de Dados 30
Ciências Sociais 30
Circuitos Lógicos Digitais 60
Compiladores e Computabilidade 30
Computação Gráfica 30
Comunicação e Expressão 30
Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos 60
Desenvolvimento Sustentável (Optativa) 20
Direitos Humanos (Optativa) 20
Educação Ambiental (Optativa) 20
Empreendedorismo 30
Engenharia de Software 60
Estágio Supervisionado 440
Estatística e Probabilidade 30
Estruturas de Dados 60
Estudos Disciplinares 90
Física para Computação 30
Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada 30
Geometria Analítica 30
Gestão de Projetos 30
Homem e Sociedade 30
Inteligência Artificial 60
Interface Humano-Computador 60
Interpretação e Produção de Textos 30
Introdução à EAD 20
Introdução à Programação Estruturada 90
Legislação Computacional e Ética 30
Língua Brasileira de Sinais - Libras (Optativa) 20
Linguagem de Programação De Banco de Dados 60
Linguagem Programação Orientada à Objetos 90
Linguagens Formais e Automatos 30
Lógica de Programação e Algoritmos 90
Lógica Matemática 30
Marketing Pessoal (Optativa) 20
Matemática Discreta 30
Metodologia do Trabalho Acadêmico 30
Métodos de Pesquisa 30
Noções de Direito 30
Orientação - Estágio 30
Paradigmas de Linguagens 30
Pesquisa Operacional 30
Processamento de Imagem e Visão Computacional 30
Programação para Dispositivos Móveis 60
Programação Web Responsiva 60
Qualidade de Software 60
Relações Étnico-Raciais e Afrodescendência 20
Sistemas Distribuídos 60
Sistemas Operacionais 60
Sistemas Operacionais Abertos e Mobile 90
Teoria dos Grafos 30
Tópicos de Ambiente Web 30
Tópicos de Atuação Profissional 30
Tópicos de Matemática Aplicada 30
Trabalho de Curso I 30
Trabalho de Curso II 30
Trabalho de Curso II 30
Total 3380

Coordenador(a): Arthur Fernando Arnold Battaglia

Processo Seletivo

Datas e horários da prova: A prova acontece conforme as datas e horários disponibilizados pelos polos de apoio presencial.
Local: Deverá ser realizada no polo de apoio presencial escolhido pelo
Duração: Mínima de uma hora e máxima de duas horas.
Resultado: Será divulgado em nosso site 48 horas após a realização da mesma
Taxa de inscrição: R$30,00.

Matrícula

Prazo e local: As matrículas dos candidatos classificados serão feitas pelo site www.unip.br/ead. O candidato convocado que não efetuar sua matrícula no prazo estipulado só poderá se matricular posteriormente, a critério da UNIP, desde que haja vagas. A critério dos Conselhos Superiores da Universidade, a renovação da matrícula do aluno poderá ser determinada para um polo de apoio presencial diferente daquele frequentado no semestre anterior.



Documentação necessária:
Documentação necessária:
No ato da matrícula, o candidato classificado deverá entregar na secretaria do polo de apoio presencial:
- Requerimento de Matrícula e Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, devidamente assinados;
1 (uma) foto 3 x 4 recente;
1 (uma) cópia autenticada e legível dos seguintes documentos:
- histórico escolar do ensino médio ou equivalente;
- certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente;
- certidão de nascimento ou casamento;
- cédula de identidade (com emissão de até 10 anos);
- título de eleitor;
- prova de quitação do serviço militar;
- cadastro de pessoa física (CPF) do aluno ou, se o aluno for menor de 18 anos, do pai (ou responsável);
- comprovante de residência.


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